top of page
45856527_343404749747351_5412036045707411456_n.jpg

O SICO

Realizado bianualmente desde 2014, o Seminário Internacional de Comunicação Organizacional (SICO) é reflexo do crescimento da pesquisa na área de Comunicação Organizacional, na qual se observa uma redefinição tanto teórica quanto prática acerca da relação entre elementos, processos e ferramentas da comunicação e as organizações.

 

O SICO é também resultado de uma parceria acadêmica realizada entre grupos de pesquisas pertencentes a Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, a partir de 2023, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que se dedicam ao campo da Comunicação Organizacional: Grupo de Pesquisa Comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (Dialorg), coordenado pela professora Dra. Ivone de Lourdes Oliveira (PUC Minas); Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas (IPÊ), liderado pelo professor Dr. Márcio Simeone Henriques (UFMG), e Grupo de Pesquisa Pólen – Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações, liderado pelos professores Dr. Rennan Lanna Martins Mafra e Dra. Isaura Mourão Generoso, ambos já participantes do SICO desde sua primeira edição, mas agora institucionalmente incorporados, num movimento de fortalecimento das redes de pesquisa da área no Brasil.

O SICO tem o objetivo de promover o intercâmbio científico entre pesquisadores/as, professores/as e estudantes de graduação e pós-graduação sobre as questões epistemológicas e discursivas do campo da Comunicação no contexto organizacional em âmbito nacional e internacional. O diferencial de sua proposta reside justamente na realização de painéis compostos por líderes de grupos de pesquisa de diferentes instituições do Brasil (USP, PUC-RS, PUC-Minas, UnB, UFMG, UFV, UFRGS, UFSM, UERJ) nos quais se busca revisitar a contribuição dos/as pesquisadores/as para o campo de conhecimento, produzindo assim uma contribuição inovadora no campo da Comunicação Organizacional.

Ao definir o tema Comunicação Organizacional e Regionalidades: desafios em contextos mundializados para a edição de 2023, o VI SICO busca promover a discussão acerca das regionalidades e sua interface com a comunicação, temática pouco explorada nos estudos da área, que já tem sido já trabalhada nos contextos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) como uma lente epistemológico-teórico-analítica para se compreender os processos comunicacionais, sobretudo em contextos organizacionais. Nessa toada, as regionalidades parecem emergir no contrafluxo dos movimentos de mundialização, marcando diferenças e associações na configuração de interações e relacionamentos. No mundo moderno, com pretensões universais de totalidade, a regionalidade transformou-se no fator de diferença e de aproximação, apresentando potência para estudar experiências comunicacionais que se acomodam em consequência de suas características e/ou elementos particulares.

Busca-se, por meio dessa temática, reforçar a interlocução com pesquisadores/as parceiros/as do Seminário no âmbito internacional e, nesta edição proposta, conquistar novos/as pesquisadores/as, com foco nos Estados Unidos e na França, de forma a fortalecer os estudos da Comunicação Organizacional no Brasil e sedimentar sua internacionalização.

 

Histórico do SICO 

 

O primeiro SICO, realizado em novembro de 2013, na UFMG, reuniu acadêmicos/as, teóricos e profissionais de todo o Brasil que discutiram as dimensões teóricas, humanas e discursivas da Comunicação Organizacional. Foram apresentados e debatidos por pesquisadores/as, doutorandos/as e mestrandos/as cerca de 30 trabalhos em cinco mesas temáticas. Os/as participantes das mesas redondas, incluindo o prof. Denis Mumby (Chapel Hill), contribuíram para a sistematização e avanço na abordagem de um repertório conceitual que nos permite compreender criticamente algumas articulações entre as principais noções e teorias utilizadas na área de Comunicação Organizacional. A edição contou com a inscrição de 130 participantes externos. 

Em 2014, foi realizado o II SICO, na PUC Minas, que teve como tema central as dimensões epistemológicas e discursivas da comunicação no contexto das organizações. Buscando mergulhar nas investigações teóricas e empíricas do campo e dar continuidade à internacionalização das linhas de pesquisa que fortalecem as discussões epistemológicas da Comunicação Organizacional, o segundo Seminário Internacional, contou com a participação de três renomados professores/a pesquisadores/a franceses na área de Comunicação Organizacional: Gino Gramaccia (Université Bordeaux 3), Nicole D’Almeida (Celsea, Sorbonne) e Jacques Bonnet (Université de Bourgogne). Além dos/a pesquisadores/a internacionais convidados/as do evento, outros dez professores/as brasileiros/as, referências consolidadas do campo, participaram como conferencistas e coordenadores/as de mesas de apresentação de trabalho.

Em 2016 foi realizado o III SICO, na PUC Minas, com o tema Comunicação Organizacional: vertentes conceituais e metodológicas. Esse seminário permitiu criar formas de cooperação acadêmico-científica entre os/a professores/a convidados e seus respectivos grupos de pesquisa. Além da presença de renomados/as pesquisadores/as nacionais, o evento também contou com a participação de professores/a internacionais: Nicole D’Almeida (Universite Paris IV), Gino Gramaccia (Universite Bourdeaux I), Jean-Luc Moriceau (Telecom Business School) e Pablo Múnera Uribe (Universidad Pontificia Bolivariana).

O IV SICO, realizado na UFMG em 2018, foi influenciado pelos 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos e adotou como tema Comunicação Organizacional: Comunicação e Direitos Humanos. A edição contou com a presença do pesquisador francês Jean-Luc Moriceau (Telecom Business School) e dos principais pesquisadores/as brasileiros/as do campo, que discutiram acerca das aproximações entre a agenda dos direitos humanos e a comunicação.

A quinta edição do evento seria realizada em 2020, mas em decorrência da pandemia, foi transferida para 2022 e, ainda naquele ano, em formato remoto. O tema Comunicação Organizacional: pesquisar em contextos de exceção - Desafios teórico-metodológicos em abordagens transnacionais buscou debater as questões impostas por aquele momento único, imposto pela pandemia da covid-19 ao mundo, que impactou nos modos de vida e, sobretudo, nos processos comunicativos no âmbito das organizações.

 

Assim, o V SICO promoveu o diálogo com vistas a compreender os desafios impostos à pesquisa em Comunicação Organizacional naquele período, em contextos nacional e internacional. Para tanto, foi realizado um painel com pesquisadores/as de Portugal, um painel com pesquisadores/as da França e duas Rodas de Conversa com pesquisadores/as brasileiros/as, além da realização de Grupos de Trabalhos e oficinas temáticas para estudantes de graduação. Com esse desenho, o Seminário revisitou a produção de conhecimento nacional, fortalecendo o diálogo e fomentando estudos com pesquisadores/as franceses e portugueses. Além disso, o evento teve como resultado a produção do e-book Pesquisar em contextos de exceção: desafios da Comunicação Organizacional, com livre acesso pelo link:

Pesquisar em contextos de exceção: desafios da Comunicação Organizacional

bottom of page